Como ser enganado em 280 ml pela Nestlé.

1 ago

Há um tempo atrás fiquei sabendo do Caso Alpino através de uma amiga (Millá), que estava fazendo um artigo da Cadeira de ética sobre o assunto. Para quem não conhece o assunto vou colocar vocês a par da situação.

A Nestlé no início do ano lançou um produto chamado “Alpino Fast”, que prometia aos consumidores uma bebida com o gosto e o aroma do chocolate Alpino. Só que a bebida “Alpino Fast” não apresentava nenhum vestígio do chocolate Alpino tradicional. Era apenas uma bebida normal, um achocolatado como um outro qualquer, mas vestido com as características de um produto de grande sucesso da Nestlé.

O que aconteceu? As pessoas viam a embalagem toda no molde do chocolate Alpino tradicional, douradinha e com aqueles alpes inconfudíveis, e logo associavam a bebida a barra de chocolate da Nestlé. Pois bem, mal sabiam eles que estavam sendo lesados pela empresa.

Preciso nem dizer que o caso gerou polêmica e o produto foi retirado do mercado. A empresa Nestlé se defendeu dizendo que houve um equívoco por parte dos consumidores na interpretação das letras miudinhas onde se lia: “Não contém Chocolate Alpino”. Para a empresa o produto é fruto de anos de experiência e tem apenas como referência o chocolate Alpino tradicional, e só foi lançado no mercado após atingir 92% de aceitação dos consumidores.

Contudo, a empresa esqueceu de levar em conta que quando uma pessoa vê a bebida associada a um chocolate de sua preferência espera que nela contenha o chocolate simplesmente derretido, ou pelo menos diluído em outra bebida, o que não é o caso. Repetindo, o produto não apresenta nenhum, NENHUM, vestígio do chocolate Alpino tradicional. É também preciso que se diga que toda a campanha publicitária feita pela empresa Nestlé em nenhum momento menciona a ausência do mencionado chocolate na bebida. Veja uma das propagandas veiculadas na grande mídia:


Muito bem, como dito anteriormente o produto foi retirado das prateleiras e o caso permaneceu por um tempo no “esquecimento”. Só que há algumas semanas o produto foi novamente disponiblizado para comércio só que com uma pequena diferença: a adição de um novo ingrediente laconicamente descrito como “chocolate”.


Ou seja, o produto continua sem o chocolate Alpino e ainda foi colocado um “chocolate” que ninguém sabe qual é. Porém, não é so esse produto que é vendido pela Nestlé nos moldes do chocolate Alpino e que não possui o chocolate. O picolé Alpino segue a mesma linha.




Se duvidar nem o próprio chocolate Alpino, tem Alpino nele. 😀

Para muitos esse post pode ser um exagero da minha parte: “é só um chocolate e um picolé”. Mas ao meu ver isso demonstra uma tremenda falta de respeito com os consumidores e indiferença dos fabricantes de tais produtos em relação a qualidade do que está sendo vendido.

E a causa de todo problema não cai só nas costas dos fabricantes. Nós brasileiros temos o péssimo hábito de comprarmos os produtos apenas pela beleza das embalagens, pelas propagandas veiculadas nos grandes meios de comunicação e, normalmente, pelo baixo preço dos produtos. Não levamos em conta as informações que que consta nos rótulos, aliás, não sabemos nem o que elas significam, ou não conseguimos ler de tão pequenas que são as letras. E é justamente nas letrinha miúdas que consta os ingredientes e as alterações feitas nos produtos. As empresas pintam e bordam com o consumidor e ninguém reclama, ninguem diz nada.

Enfim, talvez isso seja realmente um problema pequeno, apenas um chocolate. Mas pelo menos levanta uma questão: quantos produtos que consumimos realmente apresentam as qualidades oferecidas pelos seus fabricantes e que enchem os nossos olhos e ouvidos durante as propagandas comerciais veiculadas nos meios de comunicação?

Fikdik.

Fontes: Coma com os olhos


Anúncios

2 Respostas to “Como ser enganado em 280 ml pela Nestlé.”

  1. Juss agosto 2, 2010 às 11:47 am #

    Minha mãe adora o chocolate alpino. '-'Quer dizer, então, que o alpino que ela gosta não tem alpino. '-'Porra. '-'^^hoiasdoihasdoiuasdoiuasdMas é importante, realmente, a gente procurar se informar das coisas que têm no produto… vai que o achocolatado que a genete compra não vem com chocolate. '-'

  2. Welton Nogueira agosto 3, 2010 às 1:51 pm #

    Eu também fiz um post a um tempo atrás sobre o mesmo assunto. Se quiser, pode ver lá: http://www.orapiulas.com/2010/04/alpino-fast-nao-tem-chocolate-alpino.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: